Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


627

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMVÍDEOS DO YOUTUBE COMO MATERIAL DE APOIO NO ESTUDO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: POSSIBILIDADES DE USO DAS FERRAMENTAS DO FACEBOOK;

PRISCILA AUGUSTA DE QUADROS SCOTT HOOD, CARMEN TERESA KAIBER;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[12] 03.4. Prática tutorial

Este artigo é um recorte de uma pesquisa em andamento, que investiga o uso do Facebook e do YouTube no ensino e aprendizagem de conceitos referentes ao Cálculo Diferencial e Integral de funções de uma variável. O trecho aqui apresentado refere-se à segunda etapa de aplicação dessa pesquisa, que consiste na organização e implantação de um grupo de monitoria online, hospedado no Facebook, no qual busca-se explorar, dentre outros recursos, vídeo-aulas disponíveis no YouTube. A seleção dos vídeos foi feita com base na bibliografia indicada nas ementas das disciplinas de Cálculo da instituição na qual ocorre a pesquisa, juntamente de uma análise de erros realizada na primeira etapa. Ao optar-se pelo uso de redes sociais, objetiva-se utilizar um ambiente potencialmente conhecido pelos participantes, de modo que não seja necessário demandar tempo para familiarização dos mesmos com um ambiente virtual de aprendizagem. Outro aspecto relevante sobre o uso dessas plataformas é sua interface responsiva, que viabiliza o acesso através de computadores, notebooks, tablets e smartphones, sem que haja prejuízo ao usuário. A análise das ferramentas disponíveis no Facebook resultou na distribuição do material de apoio forma acessível aos participantes, alinhando elementos como vídeo-aulas, imagens ilustrativas e descrições textuais. A importância da acessibilidade facilitada se dá em razão de proporcionar autonomia aos participantes na busca por recursos que favoreçam seu processo de aprendizagem.

Ensino Superior, Cálculo Diferencial e Integral, Análise de Erros, Facebook, YouTube.
Voltar