Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


617

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA ENGENHARIA;

Leonardo Sostmeyer Mai, Anderson Andrei Schwertner, MAURO FONSECA RODRIGUES, Mauricio de Campos, Paulo Sergio Sausen, Mateus Felzke Schonardie;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

A partir do surgimento do conceito de "Internet das Coisas", existe uma forte tendência no aumento na demanda por profissionais com habilidade e formação em programação. Em vista disso, fica clara a necessidade de instruir os estudantes de engenharia para que estejam qualificados a atuar neste novo segmento do mercado. Para isso, é fundamental que primeiramente ocorra uma profunda análise das metodologias empregadas no ensino de programação, buscando torna-las mais atrativas para os jovens estudantes. Neste artigo serão discutidos os conceitos de aprendizado construtivista e Physical Programming, além de uma análise a respeito da maneira com que a plataforma Arduino, como ferramenta de ensino de programação, auxilia os estudantes de engenharia a compreender melhor o funcionamento de seus códigos.

Arduino, Construtivismo, Programação.
Voltar