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Artigo


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AVALIAÇÃO DO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NOS MELHORES CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO NORDESTE;

Juliana Ferreira Bezerra Mocock, Felipe Guilherme de Oliveira Melo, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani;

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[5] 02.1.  Projeto Pedagógico de Curso

Este trabalho objetivou identificar a presença de disciplinas relacionadas com a sustentabilidade e avaliar como esse tema tem sido abordado nos melhores cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia de Produção da região Nordeste do Brasil. Para tanto, foram considerados os cursos com conceito 4 e 5 no ENADE. Inicialmente, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica buscando o aprofundamento dos aspectos relacionados com a importância do ensino da sustentabilidade no âmbito dos cursos de engenharia, a nível nacional e internacional. Em seguida, uma análise documental permitiu a obtenção e o detalhamento das informações a respeito dos 26 cursos que fizeram parte desse estudo. A partir dos resultados, percebeu-se que 38,6% dos 26 cursos analisados não apresentam disciplinas relacionadas com o ensino de conceitos e aplicações de sustentabilidade. Os cursos contendo disciplinas voltadas ao estudo da sustentabilidade totalizaram 15 ementas, podendo um curso ter mais de uma disciplina. Em adição, notou-se que na maioria das disciplinas os conceitos de sustentabilidade são apresentados em paralelo com outros assuntos, tais como: indicadores de qualidade na construção, sistema de gestão ambiental, ecossistemas, educação ambiental, materiais de construção e ciclos de projetos. Em suma, verificou-se que há escassez de disciplinas focadas no ensino da sustentabilidade. Isso posto, sugere-se então a adoção de disciplinas que destaquem a importância do tema para os futuros profissionais.

: Avaliação do Ensino Superior, Matriz curricular, Sustentabilidade, Engenharia Civil, Engenharia de Produção
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