Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


614

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREFLEXÕES: DUAS EXPERIÊNCIAS DE MONITORIA EM ENGENHARIA;

Stephanny Conceição Farias do Egito Costa, Patrick Borges Rodrigues, Maria Lícia Silva de Queiroz;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Dentre as práticas que visam reinventar o ensino de engenharia, minimizando, por muitas vezes, os impactos de uma formação pedagógica deficiente por parte dos professores dos cursos engenharia, estão as atividades de monitoria acadêmica. Assim, esse trabalho objetiva apresentar as percepções de professores e monitores envolvidos em dois projetos de monitoria em engenharia na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, na Bahia, entre os anos de 2015 e 2017. Dessas percepções, os autores apresentam que os projetos de monitoria em engenharia trazem benefícios para todos os envolvidos no processo, sejam eles professores, monitores ou alunos, representando não apenas um auxílio extraclasse, mas sim uma mudança metodológica na direção da construção conjunta do conhecimento e da melhoria da qualidade da formação discente. Professores e monitores das disciplinas aqui consideradas, porém, perceberam um envolvimento aquém do esperado por parte dos alunos contemplados pelos projetos, o que pode ter diminuído os impactos das atividades de monitoria nessas disciplinas.

Ensino de engenharia, Monitoria acadêmica, Formação discente.
Voltar