612
DESAFIOS DO SÉCULO XXI FRENTE À EDUCAÇÃO SUPERIOR DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA;
ANA ROSA DO C SANA;
Arquivo não encontrado
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
O presente artigo busca abordar questões relevantes ao século XXI onde seus reflexos são percebidos principalmente na educação e consequentemente no sujeito e na sua atuação na sociedade. As mudanças sofridas no contexto educacional decorrentes de variações tecnológicas nos remetem a adotar novas formas de atuação dentro deste ambiente de mudanças contínuas. O objetivo principal deste artigo está pautado no uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem como forma de desenvolver o aprendizado e, resgatar no aluno o prazer de estudar, a exemplos de, sala de aula invertida, Design Thinking, gamificação, etc. A pesquisa justifica-se devido à discrepância da prática docente tradicional em relação ao contexto de aprendizagem dinâmico, bem como no papel do docente como agente de transformação no processo ensino-aprendizagem. A complexidade do ambiente movido pela incerteza remete o docente a buscar meios e métodos inovadores com o objetivo de minimizar a indisciplina proporcionando maior qualidade do ensino.
Aprendizagem Ativa, Tecnologia, Educação Superior.