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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSISTEMA DE SUPERVISÃO E CONTROLE COM CONTROLADOR FUZZY PARA PLANTA DIDÁTICA SMAR PD3 - INTEGRACÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA;

Artur Vitório Andrade Santos, ALBERTO JOSE ALVARES, Kariston Dias Alves, PAULO ROBERTO DOS SANTOS;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Em um ambiente industrial, a aplicação de sistemas supervisórios, aliados a controle automático de equipamentos, possui algumas vantagens competitivas essenciais. Produção em larga escala, baixo custo e segurança operacional são alguns exemplos de aplicações que podem ser desenvolvidas utilizando automação. É fundamental a correta capacitação dos alunos de engenharia, seja a nível de graduação e/ou pós-graduação, visando a formação de recursos humanos capacitados a atuar em tais ambientes. Neste contexto, o presente artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema supervisório aplicado a Planta Didática Smar PD3. Como será visto, essa prática aborda conhecimentos de redes industriais, teoria de controle e ferramentas computacionais. O sistema desenvolvido conta com dois controladores, baseados em lógica difusa (Fuzzy), para o controle da temperatura nos tanques de aquecimento e tanque de mistura da planta didática PD3, utilizando o software Matlab para implementação do controle do sistema. Para implementação da lógica difusa, foi utilizado o Fuzzy Logic Toolbox, assim como a criação da interface gráfica através do Guide Toolbox. As variáveis necessárias para controle do sistema foram mapeadas através do servidor OPC disponibilizado pela Planta Didática PD3, por meio de sua rede Foundation Fieldbus. Objetiva-se o controle integrado do sistema da planta didática através do supervisório desenvolvido e a partir disso é esperado que o aluno tenha plena compreensão dos conteúdos teóricos de tais conhecimentos.

Supervisório, PD3, MATLAB Toolboxes
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