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ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO USO DA METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO NA DISCIPLINA DE GEOPROCESSAMENTO EM UMA TURMA DE ENGENHARIA AMBIENTAL;

JHONNES ALBERTO VAZ, MARCIA APS, CLEBER FERR?O CORR?A;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar a experiência da aplicação da metodologia ativa, no desenvolvimento de um projeto de pesquisa em sala de aula, na disciplina de Geoprocessamento do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Santos. As metodologias no ensino de Engenharia propostas possuem a finalidade de atender a demanda do mercado que busca profissionais engenheiros colaborativos, capazes de trabalhar em equipe, com habilidades de comunicação, com capacidade de compreender e resolver problemas e implantar as soluções em diferentes realidades de forma sustentável, (CDIO, 2017). Diante do exposto, foi trabalhada a metodologia de desenvolvimento de pesquisa científica e produção de artigos com os alunos do 8º semestre de Engenharia Ambiental da Universidade Católica no ano de 2016. Os alunos desenvolveram os trabalhos divididos em 6 grupos e ao final do semestre produziram artigos científicos nas temáticas da disciplina e do curso. A avaliação da metodologia pode ser verificada pelo envio dos trabalhos em congressos das áreas, cuja aprovação foi de 50%. Outra ferramenta utilizada para avaliar a metodologia proposta foi aplicação de um questionário aos alunos que resultaram em pontos fortes e fracos da experiência vivenciadas por eles. Interessante observar que um dos pontos fracos citados pelos alunos foi o trabalho em grupo, pois alguns gostariam de desenvolver individualmente, ou seja, essa opinião dos alunos corrobora da importância de se aplicar metodologias para formar profissionais que o mercado procura: capazes de trabalhar em equipe. Apresenta-se também, os dados tabulados e as considerações sobre essa experiência.

Metodologia ativa, Engenharia, Geoprocessamento.
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