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Artigo


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iCARE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE ENGENHARIAS ORIENTADA POR OBJETIVOS SOCIAIS;

JOSE TARCISIO FRANCO DE CAMARGO, ELIANA ANUNCIATO FRANCO DE CAMARGO, Estéfano Vizconde Veraszto, Arthur Elidio da Silva, Lucas Zenaro, Gilmar Barreto, JORGE CANDIDO;

COBENGE17

[6] 06. Formação Cidadã na Engenharia e Tecnologia

[21] 06.1. Responsabilidade Social

A educação em engenharia ainda convive com paradigmas ultrapassados, os quais limitam a formação plena do engenheiro. Neste sentido, a interdisciplinaridade, quando exercida sobre objetivos sociais, pode contribuir significativamente para a solução deste problema. Dessa forma, este texto apresenta um estudo, realizado entre cursos de engenharia, com o objetivo de apresentar uma contribuição para a solução de uma questão relevante em nossa sociedade: a devida coleta e destinação de resíduos recicláveis. Para tanto, foi desenvolvido um software que proporciona não apenas uma ferramenta de apoio a esta atividade, mas também um instrumento capaz de contribuir para a melhora da condição socioeconômica do coletor de recicláveis. Os resultados demonstram que, através de ações interdisciplinares, é possível não apenas aperfeiçoar a formação do engenheiro, mas também construir soluções que trazem benefícios à sociedade de maneira geral. Conclui-se que o empenho da comunidade acadêmica, vivenciando ações interdisciplinares de cunho social, pode mudar a situação da educação que se observa em nosso país, através do desenvolvimento de esforços conjuntos entre docentes e discentes, fundamentados em reflexões teóricas e ações práticas adequadas.

Educação em engenharia, Integração acadêmica, Prática pedagógica.
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