Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


598

ELABORAÇÃO E AUXÍLIO DE JOGO LÚDICO NO ENSINO DA QUÍMICA: APRIMORAMENTO DA ASSIMILAÇÃO DE PROPRIEDADES DE ELEMENTOS DA TABELA PERÍODICA;

MANUELE LIMA DOS SANTOS, RAFAEL NASCIMENTO QUEIROZ, CARLOS ADRIANO CRUZ DOS SANTOS, MARLICE CRUZ MARTELLI, JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARA?JO, BRUNO SOUZA LYRA CASTRO, FABR?CIO JOS? BRITO BARROS;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[40] 08.3. Outros

O ensino da química de maneira tradicional, envolvendo atividades relacionadas à memorização do conhecimento gera limitações e desmotivação aos alunos, devido à dificuldade de aprendizagem pelos mesmos. Como geradores de motivação, os professores podem fazer o uso de diversas outras metodologias como auxílio no aprendizado, uma delas é o uso de jogos lúdicos, os quais se mostram bastante interessantes do ponto de vista pedagógico, pois, possibilitam a assimilação de informações e conhecimento. O objetivo deste trabalho é a elaboração de um jogo didático e lúdico que auxilie a assimilação do novo conteúdo apresentado pelo professor, tendo como tema os elementos e propriedades da Tabela Periódica, buscando analisar sua influência na aprendizagem dos alunos e sua aceitação pelos mesmos, através de questionários elaborados. O trabalho foi realizado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), por alunos graduandos do curso de Engenharia Química da UFPA. Os resultados foram tratados graficamente e foi possível concluir que o jogo Super Átomo teve grande aceitação pelos alunos e que auxiliou na aprendizagem dos elementos presentes na Tabela Periódica e suas propriedades atômicas, termodinâmicas e materiais, além de sua reatividade e a qual grupo são pertencentes, evidenciando que a atividade lúdica teve influência positiva no ensino e aprendizagem de química.

Tabela Periódica, Ensino da Química, Jogos Lúdicos
Voltar