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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROMATECA: Proposta de Intervenção para deficiências em Cálculo Diferencial e Integral e AVGA através da produção de vídeos;

Manoel Messias Coutinho Meira, Lara de Oliveira Carvalho, Edson Viana Carvalho, POLYANE ALVES SANTOS, ada ruth bertoti;
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COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[24] 07.1. Formação mediada por tecnologia

A educação básica brasileira não prepara os estudantes para os desafios e a exigência do ensino superior. As deficiências matemáticas dos discentes refletem em um processo árduo de amadurecimento, que comumente culminam para a reprovação. A partir de dados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), verificou-se que a reprovação nas matérias de cálculo, em todos os semestres dos cursos de Engenharia mensurados, alcançava mais que 50% dos matriculados. Neste sentido, o Programa Multimídia de Matemática Elementar ao Cálculo (PROMATECA), que elabora vídeo-aulas das matérias de Cálculo Diferencial e Integral I e Álgebra Vetorial e Geometria Analítica, surge para dar suporte aos estudantes recém-ingressos e que se deparam com uma realidade diferente da encontrada na educação básica. O presente trabalho tem o objetivo de analisar os resultados obtidos com as vídeo-aulas, sob uma perspectiva de retorno por meio das interações com os vídeos. A partir de diferentes modelos digitais e formatos didáticos, foi possível perceber que quanto maior o apelo visual, maior o alcance das aulas. Entretanto, dada exigência de tempo para elaboração de um conteúdo mais atrativo, decidiu-se mesclar os formatos para unir a necessidade de alcançar um maior número de espectadores, com o processo dinâmico e rápido de postar vídeo-aulas dentro de um cronograma bem definido.

Álgebra, Cálculo, Internet, Vídeo-aulas
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