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ESCALA DE RUÍNA: UMA CONTRIBUIÇÃO ÀS DISCIPLINAS DE RECUPERAÇÃO E REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO;
EDSON ELIAS MATAR;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
A partir das diretrizes e exigências de normas brasileiras sobre a importância da durabilidade das estruturas de concreto, cresceu a necessidade dos cursos de engenharia civil implementarem disciplinas tratando da recuperação e reforço de tais estruturas. Até o momento, essas disciplinas aparecem timidamente nas grades curriculares, muitas vezes como optativas. São disciplinas a serem ministradas na última série dos cursos, pois, devem ter como pré-requisito disciplinas básicas de engenharia de estruturas para então preparar o aluno para uma atividade com características investigativas, de diagnóstico e de indicação de tratamentos. Tendo em vista todas essas semelhanças com a clínica médica, buscou-se inspiração no Escore de Trauma, largamente usado pelos serviços de emergência médica em todo o mundo, para propor uma Escala de Ruína que pretende dar apoio aos estudos de caso das disciplinas de recuperação e reforço, organizando e mensurando as patologias das estruturas de concreto. Apresenta-se a estruturação dessa escala, bem como algumas aplicações da mesma.
Estruturas de Concreto, Recuperação e Reforço, Ensino de Engenharia de Estruturas