COBENGE17
[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia
[11] 03.3. Acolhimento e nivelamento
O ensino e a aprendizagem das disciplinas da área de Matemática nos cursos de Engenharia são assuntos recorrentemente discutidos e sempre merecem atenção. Neste trabalho relatamos as análises iniciais dos dados coletados de uma pesquisa que, com base na teoria A Matemática no Contexto das Ciências (MCC) e nos preceitos da metodologia Dipcing, procura articular os conhecimentos da Matemática Básica e a disciplina Vetores e Geometria Analítica ministrada para os ingressantes do curso de Engenharia de uma instituição privada da Grande São Paulo. O objetivo final da pesquisa é ter um arcabouço para a preparação de um teste diagnóstico, no sentido de identificar quais conceitos da Matemática Básica necessários para o bom acompanhamento nas disciplinas da área de Matemática, os ingressantes em cursos de Engenharia dominam. Diante destes resultados pretende-se realizar intervenções que, além de propiciar a retomada de assuntos da Educação Básica, motivar os estudantes a continuarem seus estudos e, principalmente perceberem a importância da Matemática para a Engenharia.
Matemática, Vetores e Geometria Analítica, Ensino Médio