Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


592

ENSINO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL: UM ESTUDO COMPARATIVO A PARTIR DO CONCEITO ENADE;

ADRIANO MORAES DA SILVA, DANIELLE BANDEIRA DE MELLO DELGADO, FELIPE GUILHERME DE OLIVEIRA MELO;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

A educação em engenharia deve contemplar, além de um conjunto adequado de conhecimentos técnicos, Competências Transversais (CT) que auxiliem no exercício profissional do engenheiro. Neste sentido, o ensino de CT no âmbito desses cursos tem sido abordado por inúmeros estudos científicos, que visam alinhar a formação educacional do engenheiro com as necessidades do mercado de trabalho e ampliar o discurso acerca do aperfeiçoamento das metodologias de ensino nos cursos de engenharia. Este trabalho objetiva investigar e avaliar o ensino de CT nos cursos de engenharia no Brasil, utilizando como base de dados as respostas do "Questionário do Estudante", aplicado em 66202 estudantes de engenharia durante o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2014 (ENADE). Para tanto, utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney visando verificar a existência de diferenças estatisticamente significantes entre o ensino dessas competências nos cursos com conceitos satisfatórios e insatisfatórios. Identificou-se que onze CT estão unicamente relacionadas aos cursos insatisfatórios, oito CT se restringem aos cursos satisfatórios e sete CT são comuns a todos os cursos. Apesar das divergências no ensino das CT no âmbito dos cursos de engenharia no Brasil, enfatiza-se que os mesmos têm abordado o ensino dessas competências de forma satisfatória, compartilhando, independente do conceito, um conjunto de CT essenciais para atuação profissional do engenheiro.

Educação em Engenharia, Competências Transversais, Avaliação da Educação Superior, Engenharias.
Voltar