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ENSINO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL: UM ESTUDO COMPARATIVO A PARTIR DO CONCEITO ENADE;

Adriano Moraes da Silva, Danielle Bandeira de Mello Delgado, Felipe Guilherme de Oliveira Melo;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

A educação em engenharia deve contemplar, além de um conjunto adequado de conhecimentos técnicos, Competências Transversais (CT) que auxiliem no exercício profissional do engenheiro. Neste sentido, o ensino de CT no âmbito desses cursos tem sido abordado por inúmeros estudos científicos, que visam alinhar a formação educacional do engenheiro com as necessidades do mercado de trabalho e ampliar o discurso acerca do aperfeiçoamento das metodologias de ensino nos cursos de engenharia. Este trabalho objetiva investigar e avaliar o ensino de CT nos cursos de engenharia no Brasil, utilizando como base de dados as respostas do "Questionário do Estudante", aplicado em 66202 estudantes de engenharia durante o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2014 (ENADE). Para tanto, utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney visando verificar a existência de diferenças estatisticamente significantes entre o ensino dessas competências nos cursos com conceitos satisfatórios e insatisfatórios. Identificou-se que onze CT estão unicamente relacionadas aos cursos insatisfatórios, oito CT se restringem aos cursos satisfatórios e sete CT são comuns a todos os cursos. Apesar das divergências no ensino das CT no âmbito dos cursos de engenharia no Brasil, enfatiza-se que os mesmos têm abordado o ensino dessas competências de forma satisfatória, compartilhando, independente do conceito, um conjunto de CT essenciais para atuação profissional do engenheiro.

Educação em Engenharia, Competências Transversais, Avaliação da Educação Superior, Engenharias.
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