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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA EXPERIÊNCIA NA PEDAGOGIA DE PROJETO: IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITMO DEAD RECKONING EM UM ROBÔ MÓVEL;
LUCIANO LEONARDO SAMPAIO FORTES, Joabe Ruella da Silva, Sedrik Quirino de Andrade, Marco Antonio de Souza Leite Cuadros;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Este trabalho visa explanar como implementar a odometria num robô móvel construído pelos próprios alunos usando o algoritmo Dead Reckoning. A odometria permite ao robô móvel estimar a sua localização através de sensores instalados em cada roda. Na realização deste projeto são usadas diversos conhecimentos e habilidades interdisciplinares, podendo o discente verificar as diferenças entre a prática e a teoria. Nesta experiência fundamentada na pedagogia de projeto, o professor verificou como a motivação dos alunos em realizar o projeto prático fomentou o correto andamento do trabalho. O robô móvel didático construído e os resultados são apresentados.
Odometria, Robótica Móvel, Aprendizagem na Engenharia, Dead Reckoning.
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