Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


584

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPEDAGOGIA DA INTEGRAÇÃO SOCIAL: Baseada em Projetos, Competência Socialmente Referenciada e Conselho Consultivo;

Marcelo Soares Teles Santos;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Discussões realizadas nas últimas décadas, em diversos fóruns, revelaram a necessidade e os desafios da modernização do processo de ensino-aprendizagem para a formação de engenheiros plenos mais adaptados às exigências da sociedade moderna. Na tentativa de atender a essa demanda, o presente trabalho apresenta e analisa a "Pedagogia da Integração Social", que, por concepção, consiste na "Pedagogia Baseada em Projeto Socialmente Referenciado e com Conselho Consultivo", a qual dá ênfase na participação integrada de estudantes e comunidade na solução de problemas concretos reais da sociedade onde estão inseridos. A estratégia pedagógica, inspirada e baseada na articulação entre pedagogias e ideias filosofias de diversos autores, tais como Anísio Teixeira, Paulo Freire, Boaventura de Souza e Milton Santos, consiste em concepção e criação de uma estrutura curricular composta por Módulos Temáticos de Conteúdo, Projetos Integradores Modulares e Espaços de Convivência Pedagógica, e em sua realização pela articulação entre instrumentos pedagógicos relacionados ao marco pedagógico conceitual, tais como Pedagogia Baseada em Problema Concreto, Equipes de Aprendizagem Ativa, Estratégias de Aprendizagem Compartilhada, Conselho Consultivo e Competência Socialmente Referenciada. Na proposta pedagógica, algumas características importantes são notáveis, relacionadas como fundamentais frente às necessidades e desafios apontados, tais como: Integração social na relação Universidade-sociedade; uso intensivo de pedagogias ativas; autonomia do estudante no processo de aprendizagem e na definição de seus percursos formativos; territorialidade, inter-transdisciplinaridade e multiculturalismo.

Pedagogia Baseada em Projeto, Pedagogia da Autonomia, Pragmatismo, Ecologia dos Saberes, Inter-Transdisciplinaridade
Voltar