583
INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE NIVELAMENTO NO DESEMPENHO DE GRADUANDOS DE ENGENHARIA CIVIL;
shirley cristina cabral nascimento, Benedito Wilham Reimão Lobato, RAIMUNDO DE OLIVEIRA COSTA JUNIOR, Alessandra Macedo de Souza Lopes;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas
Este artigo é voltado para a análise da influência de um curso de nivelamento para discentes recém-chegados ao curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA) em relação as disciplinas de Matemática Aplicada a Engenharia I, Física Teórica I e Química Teórica I. O programa é intitulado como PCNA (Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem para as Engenharias).A análise é realizada por meio do desempenho obtido no programa, questionários e pela taxa de aprovação obtida pelos participantes, também será feita comparações em relação à taxa de aprovação dos não participantes. Obteve-se resultados satisfatórios dentre aqueles que obtiveram desempenho mínimo no curso. O PCNA apresentou-se como uma ferramenta eficiente no desempenho dos ingressantes em cursos de engenharia.
Ciências básicas, Ensino, aprendizagem, Curso de nivelamento
Voltar