Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


581

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMOFICINA DE ROBÓTICA COMO POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES;

Leonardo Antonio Brum Viera, Gláucio Carlos Libardoni, Bruno Pich Vendruscolo, Victor Noster Kurschner, Mateus Felzke Schonardie, Arthur de Jesus Staats;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[27] 08.1. Relato de experiências

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma ação de extensão sobre robótica educacional do projeto Física para Todos da UNIJUÍ aprovada no Edital do Programa de Extensão Universitária (PROEXT) 2015 do Ministério da Educação (MEC). No trabalho é descrito o processo de estruturação da oficina como a etapa de construção preliminar pela equipe do projeto de três protótipos que estão sendo confeccionados por 80 alunos da rede básica de 8 escolas de Ijuí-RS. Além disso, é apresentado o procedimento de contato com as escolas e a estrutura do material didático que está sendo utilizado na oficina. Por fim, são apresentados resultados parciais de um questionário que revelam (1) a manutenção de uma grande porcentagem dos alunos interessados (80/95); (2) que muitos poucos alunos são proprietários de kits de robótica (4/74) para utilização em horário extraclasse e assim usam computadores para tal finalidade; (3) que uma porcentagem considerável dos participantes estão concluindo o ensino fundamental ou estão iniciando o ensino médio (43/74). Desse modo, a inserção dos três pilares da robótica, mecânica-eletrônica-programação, numa parceria entre universidade e escola pode colaborar para uma definição dos alunos para carreiras nas áreas exatas em paralelo a uma formação básica sólida que será de grande valia na graduação.

Robótica, Extensão, Universidade, Escola.
Voltar