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Artigo


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A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL;

Cecília da Conceição Rodrigues, Abigail Fonseca Martins Lopes de Lima, FRANCIELLE CÂMARA NOGUEIRA, Carlos Alberto Pereira;

COBENGE17

[5] 05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão

[20] 05.4. A Engenharia e a Prática da Extensão

Por meio dos projetos de extensão, os estudantes têm possibilidade de estabelecer contato com atividades que demandam conhecimentos além dos saberes técnico-científicos fornecidos em sala de aula. Pensando na relevância da formação diferencial para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, avaliou-se a influência do projeto de extensão "Educação e Arte para Crianças", desenvolvido no Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, na formação profissional dos ex-monitores. Para tanto, realizou-se um levantamento de dados com objetivo de verificar o perfil acadêmico desses bolsistas. Além disso, foi elaborado um questionário semiaberto contendo perguntas relacionadas às experiências vivenciadas por esses ex-alunos no decorrer da sua participação no projeto. Observou-se que integraram o projeto alunos de diferentes cursos oferecidos pela Universidade. Neste sentido, 96% dos participantes afirmaram desenvolver habilidade de trabalho em equipe e disseram se beneficiar com a troca de experiências com os outros membros do grupo. Percebeu-se também que 50% dos monitores questionados escreveram mais de um artigo relacionado às atividades executadas durante o projeto e realizaram apresentações em congressos nacionais e internacionais. Notou-se ainda que 67% dos ex-bolsistas trabalham atualmente em grandes empresas, atuam como docentes ou integram programas de pós-graduação. Todos os entrevistados ressaltaram que o projeto forneceu experiências que contribuíram significativamente com a sua formação profissional e pessoal.

Extensão universitária, Desenvolvimento pessoal, Formação profissional.
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