57
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA;
JOVANI CASTELAN, ROSEMERE DAMASIO BARD;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de implementação da metodologia de ensino ativo nomeada Aprendizagem Baseada em Projetos para os cursos de engenharia. Originária nos cursos de medicina nos anos 1960, esta forma de ensinar e aprender foi rapidamente implementada nos cursos de engenharia, a partir da década de 1980. No Brasil, apesar de algumas universidades já utilizarem esta metodologia em seus currículos, a maior parte dos cursos ainda mantém o currículo tradicional, baseado em disciplinas e na aprendizagem passiva. Esta manutenção se deve principalmente à resistência e ao desconhecimento sobre os efeitos positivos, sobretudo no desenvolvimento de habilidades e competências atualmente requisitadas pelo mercado de trabalho. Espera-se que o modelo proposto possa servir de guia para aquelas instituições que desejam adequar-se à educação do século XXI.
Aprendizagem Baseada em Problemas, Currículo, Modelo, Cursos