Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


567

IDENTIFICAÇÃO DE FATORES INOVADORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O CONTROLE DA EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

ANA PAULA WERKA ROSSA, Edilene Renkavieski Victor, Fernando Luiz Freitas Filho, mehran misaghi, Marcia Adriana Tomaz Duarte;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[35] 03.5. Outros

A redução dos índices de evasão nos cursos de graduação em engenharia tem sido um desafio para as instituições de ensino superior (IES). Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo identificar os fatores inovadores que contribuíram para o controle da evasão nos cursos de engenharia de uma IES do norte catarinense. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso conduzido por uma análise documental nos relatórios que continham os motivos que levaram o aluno a evadir. Na sequência fez-se um levantamento das ações realizadas registrados nos planos de ação da instituição. Os resultados demonstraram que 52% das causas de evasão possuem tratativas que podem ser realizadas pela IES. Foi perceptível a redução nos índices de evasão utilizando a inovação incremental de processo, produto, posição e paradigma. Considera-se relevante que as IES se atentem para a inovação como fator crítico de sucesso para minimizar os índices da evasão na busca competitiva da sua manutenção.

Evasão. Inovação. Ensino superior
Voltar