Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


556

ENSINO DE SISTEMAS EMBARCADOS BASEADOS EM PROJETOS REAIS DEMANDADOS PELA SOCIEDADE DENTRO DO LEDS - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES;

FLAVIO LOPES DA SILVA, CARLOS LINS BORGES AZEVEDO, PAULO S?RGIO DOS SANTOS J?NIOR, RODRIGO FERNANDES CALHAU, IRISSON JUNIO MAXIMO BORGES;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Este artigo trata das metodologias de ensino de sistemas embarcados no Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções - LEDS do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Serra. A metodologia do ensino-aprendizagem é baseada em projetos reais demandados pela sociedade no entorno do Campus, dessa forma o aluno passa a ter contato com um cliente real, o que os motiva. Os projetos são gerenciados dentro dos princípios da Gestão de Projeto Ágil, utilizando o Scrum, Human Centered Design e Project Model Canvas. Dentro do Leds o aluno passa a ser um protagonista no processo de ensino-aprendizagem, ele toma decisões e é livre para definir os caminhos do projeto de sua equipe. O professor é apenas um facilitador neste processo. O aluno aprende compartilhando conhecimento/experiências dentro de sua equipe e fazendo autorreflexão de etapas concluídas do projeto por meio das metodologias de avaliação adotadas pelo Leds.

Sistemas Embarcados, Aprendizagem Baseada em Projetos, Manifesto Ágil, Laboratório de Extensão.
Voltar