Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


543

DA TEORIA À PRÁTICA: IMPLEMENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS DE RESFRIAMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA;

SAUL VIONE WINIK, RICARDO KLEIN LORENZONI, ANTONIO CARLOS VALDIERO, CARLA LUIZA RANNOV;

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[25] 07.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada

Modelos matemáticos são ensinados no programa pedagógico desde as series iniciais até a formação dos profissionais de diversas áreas e graus. No entanto sua abordagem em muitos casos é apenas teórica. Por este motivo alunos de diversos graus de conhecimento apresentam dúvidas sobre as reais aplicações sobre os conteúdos apresentados por seus professores. O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem pedagógica do estudo do fenômeno de resfriamento da água, utilizando experimentos práticos, simulações computacionais e análise matemática de dois modelos. Após a análise dos resultados constatou-se que os modelos representaram com eficácia o comportamento do resfriamento da água, porém apresentaram um pequeno erro em relação aos dados experimentais. Este resultado demonstra que a utilização dos modelos ensinados durante toda a caminhada escolar, tem aplicações diretas e indiretas no cotidiano do cidadão.

Experimentos Práticos, Modelagem Matemática, Ensino, Lei de Newton.
Voltar