Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


540

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMNOVA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO A ROBÓTICA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL;

Kleber Dias Moreira, JOSÉ HÉLIO DE SOUZA, LUIS PAULO TOLENTINO FERNANDES, Marcel Veloso Campos;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[40] 08.3. Outros

Para auxiliar os alunos no aprendizado de diversas áreas do conhecimento, a robótica exerce um papel de destaque e de grande aceitação junto ao público jovem, devido sua forma divertida e agradável, através de inúmeras possibilidades de movimentos, luzes e sons, resultando numa maior motivação para os estudos de conceitos multidisciplinares e interdisciplinares. Este trabalho consiste em demonstrar o desenvolvimento de um robô como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem, sendo esta aplicada na disciplina de Introdução a Engenharia de Sistemas na Universidade Estadual de Montes Claros e em disseminar este curso superior e sua instituição, como projeto de extensão, em escolas de ensino básico, através das plataformas construídas. Para desenvolvimento, controle e programação do robô foi utilizada a plataforma de hardware e software livre Arduino, no qual será explorado a cultura da programação, da eletrônica básica e da interdisciplinaridade, visando despertar o interesse e o envolvimento dos alunos do ensino básico e superior em várias áreas do conhecimento e popularizar a ciência da tecnologia e da inovação.

Robótica, Hardware livre, Software livre e Arduino
Voltar