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A IMPORTÂNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ORÇAMENTO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DURANTE A GRADUAÇÃO;

kelliany medeiros costa, MARIA LEANDRA MADEIRO DE SOUZA, Tânia Maria Gomes Voronkoff Carnaúba;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

A indústria da construção civil passa por diversas transformações ao longo dos anos em nível econômico, e social. E com isso, nota-se o crescimento de cursos de engenharia civil na graduação em universidades públicas e privadas. Assim, necessidades como avaliar o custo de materiais, mão de obra, custo direto e indireto são essenciais para primeira etapa de planejamento no empreendimento no setor da construção civil. Dessa maneira, cada empresa utiliza método como softwares, planilhas ou programas que auxiliam na verificação dos custos do início ao fim da obra. Geralmente, a disciplina ofertada no curso de engenharia civil a nível de graduação, que aborda o conteúdo de orçamento é presente na grade do curso como disciplina obrigatória, e em outras engenharias, como por exemplo de produção pode ser ofertada como eletiva. Cujo o nome da disciplina é tecnologia da construção civil, e nome similares, em universidades distintas. No entanto, o assunto pode passar despercebida, mas em período de estágios, observa-se o grau de dificuldade na prática, mesmo com o conteúdo teórico em dias. Dessa forma, o presente trabalho tenta avaliar o nível de ensino dos alunos de graduação a respeito do assunto orçamento. Um dos meios avaliativos foram questionário aplicados on-line a cinco universidades brasileiras, distintas a cerca de 78 discentes. E os resultados apontam para um déficit a respeito do assunto de orçamento no setor da construção civil.

Construção civil, Orçamento, Ensino- aprendizagem
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