Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


531

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA EXPERIÊNCIA INOVADORA EM SALA DE AULA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL;

Juliana Capanema Ferreira Mendonca, Raquel Leite Barbosa, Ana Paula Ladeira, Paloma de Oliveira Campos Xavier, André Felipe de Almeida Xavier, LEONARDO BENEDITO OLIVEIRA REZENDE;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

As últimas décadas pareceram se processar em ritmo mais acelerado do que as décadas anteriores, remetendo-nos a um contexto globalizado em que a tecnologia e os saberes evoluem em ritmo frenético. O ambiente escolar tem desestimulado o jovem universitário. É preciso considerar também o percurso formativo prévio do aluno e a sociedade contemporânea, na qual estão inseridos, que não fomenta habilidades e atitudes essenciais a sua formação no ensino superior. Assim, é necessário e urgente, repensar os papeis docente e discente no ambiente escolar, de maneira a provocar o engajamento de ambos no processo de ensino e aprendizagem. A contextualização dos conceitos prévios do aluno com elementos do seu cotidiano, estabelecendo conexões e fortalecendo o conteúdo trabalhado em sala de aula, torna-se uma maneira de envolvimento do aluno com o conteúdo necessário à sua formação. Neste contexto, o Laboratório de Cálculo surgiu como proposta pedagógica para os alunos ingressantes no curso de engenharia do Instituto Politécnico do Centro Universitário UNA, com os objetivos de proporcionar aos alunos um processo de aprendizagem contextualizado e desenvolver atitudes de mentoria nos professores da disciplina de Cálculo Diferencial. Observamos a mediação da aprendizagem através do desempenho dos alunos na última avaliação da disciplina e as porcentagens de aprovação e evasão. Os resultados mostraram o desempenho acadêmico dos alunos que participaram das atividades práticas foi 40% maior do que o dos alunos que não participaram e que a evasão foi reduzida pela metade no grupo dos alunos que participaram do laboratório de cálculo.

Mediação da Aprendizagem, Professor Mentor, Calculo Diferencial, Desempenho acadêmico
Voltar