530
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPIATEC - PROJETO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR INSPIRADA EM PBL;
Helano de Sousa Castro, ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE, CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, João José Hiluy Filho;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade
Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre novas metodologias e técnicas para
o ensino e aprendizagem de um modo geral, e em particular para o ensino de engenharia. No
caso da Engenharia, as abordagens têm se dado desde trabalhos relacionados com a
estrutura curricular dos cursos, perpassando novas metodologias de ensino (p.ex PLB, CDIO,
dentre outras) e até uso de experiências didáticas pontuais, dentre outras muitas outras. Os
avanços tecnológicos exponenciais tem colocado uma pressão adicional a essa discussão,
trazendo ao bojo da mesma o confronto de ideias fundamentais sobre a formação do
Engenheiro, como por exemplo a ênfase em uma formação especialista ou generalista. Como
fator adicional a essa discussão, e envolvendo a questão mais específica da formação
técnico-científica do engenheiro, pode-se acrescentar a discussão do igualmente crescente
aumento da complexidade dos projetos de engenharia, que acarretam na necessidade do
conhecimento, por sua parte, de outras áreas da engenharia, e até mesmo de outras áreas
que não a dela própria. De fato, aspectos desde os impactos ambientais de um dado projeto,
até os aspectos psicológicos envolvidos na condução de uma equipe de desenvolvimento e
também dos usuários do resultado daquele projeto, têm desafiado os pesquisadores na área
de Educação em Engenharia, no que tange a preparação do futuro engenheiro. Neste
trabalho descrevemos a proposta de uma disciplina, denominada Projeto de Integração
Acadêmica e Tecnológica (PIATEC), que incorpora aspectos de PBL, daí usarmos a
expressão "inspirada", e com caráter interdisciplinar. PIATEC envolve alunos e professores
de diferentes cursos de engenharia, visando emular uma situação "real" da vida profissional
desses futuros engenheiros.
Project-Based Learning, Educação em Engenharia, Interdisciplinaridade