Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


530

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPIATEC - PROJETO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR INSPIRADA EM PBL;

Helano de Sousa Castro, ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE, CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, João José Hiluy Filho;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre novas metodologias e técnicas para o ensino e aprendizagem de um modo geral, e em particular para o ensino de engenharia. No caso da Engenharia, as abordagens têm se dado desde trabalhos relacionados com a estrutura curricular dos cursos, perpassando novas metodologias de ensino (p.ex PLB, CDIO, dentre outras) e até uso de experiências didáticas pontuais, dentre outras muitas outras. Os avanços tecnológicos exponenciais tem colocado uma pressão adicional a essa discussão, trazendo ao bojo da mesma o confronto de ideias fundamentais sobre a formação do Engenheiro, como por exemplo a ênfase em uma formação especialista ou generalista. Como fator adicional a essa discussão, e envolvendo a questão mais específica da formação técnico-científica do engenheiro, pode-se acrescentar a discussão do igualmente crescente aumento da complexidade dos projetos de engenharia, que acarretam na necessidade do conhecimento, por sua parte, de outras áreas da engenharia, e até mesmo de outras áreas que não a dela própria. De fato, aspectos desde os impactos ambientais de um dado projeto, até os aspectos psicológicos envolvidos na condução de uma equipe de desenvolvimento e também dos usuários do resultado daquele projeto, têm desafiado os pesquisadores na área de Educação em Engenharia, no que tange a preparação do futuro engenheiro. Neste trabalho descrevemos a proposta de uma disciplina, denominada Projeto de Integração Acadêmica e Tecnológica (PIATEC), que incorpora aspectos de PBL, daí usarmos a expressão "inspirada", e com caráter interdisciplinar. PIATEC envolve alunos e professores de diferentes cursos de engenharia, visando emular uma situação "real" da vida profissional desses futuros engenheiros.

Project-Based Learning, Educação em Engenharia, Interdisciplinaridade
Voltar