Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


53

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTrajetória Docente na Engenharia Biomédica: fatores motivadores da escolha profissional;

Alessandra de Cássia Grilo, Maria Angela Boccara de Paula, Maria Auxiliadora Avilla dos Santos sá;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

O estudo da trajetória docente permite observar as rotas traçadas, os acontecimentos e as transformações ocorridas no percurso profissional. Essas experiências podem ou não serem transformadoras para o indivíduo, determinar e influenciar um caminho profissional e contribuir para as etapas de sua formação profissional. O objetivo deste estudo foi conhecer a trajetória do grupo de docentes do curso de graduação na área da Engenharia Biomédica de uma universidade federal na região do vale do Paraíba paulista. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com a utilização do método biográfico narrativo. Participaram 11 (onze) docentes do ensino superior com formações e tempo de carreiras diversificadas, que compunham o grupo de professores que lecionavam no curso de graduação de EB. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas, semiestruturadas, em profundidade. Após transcritas as entrevistas, os dados foram submetidos à leitura exaustiva nos quais os fatores de escolha profissional foram evidenciados. Pôde-se assim conhecer os fatores que influenciaram a opção pela carreira e que se apresentaram por meio de elementos pessoais, familiares, sociais e econômicos dentro de determinado contexto, atuando na definição de um caminho profissional, assim o presente estudo contribuiu para a produção de conhecimento a respeito das trajetórias dos profissionais da área de Engenharia Biomédica ao longo da carreira como professor, e para a compreensão de seus processos de escolhas e percursos.

Trajetória docente, Engenharia biomédica, Escolha profissional, Desenvolvimento humano.
Voltar