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CURSO DE MECÂNICA ZERO: DIMINUINDO O GAP ENTRE CICLO BÁSICO E PROFISSIONAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

ODIVALDO BARBOSA DIAS, Diego Ribeiro Pinto de Castro, Mayara Gonçalves Costa, ALEXANDRE GUIMARÃES RODRIGUES;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

É de extrema importância que o profissional da engenharia tenha a habilidade de visualizar e compreender o comportamento das estruturas em diferentes circunstâncias, e não é fornecendo apenas as ferramentas analíticas e computacionais que o aluno desenvolve tal habilidade no decorrer da sua graduação. O estudo matemático das estruturas, ou seja, o estudo quantitativo, depende do estudo da concepção estrutural, onde são analisados os fenômenos que regem o comportamento das estruturas. O "Mecânica Zero" foi o nome dado a um minicurso realizado durante a Semana do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA) no ano de 2015 e no presente trabalho temos como objetivo relatar uma proposta de metodologia de ensino desenvolvida pelo Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA), contando com a parceria do Laboratório Didático da Faculdade de Engenharia Civil (LABDIC). O curso visa uma nova proposta metodológica voltada ao ciclo básico de engenharias como a civil, a mecânica, a elétrica, entre outras que, muitas vezes, durante este ciclo, não conseguem desenvolver a intuição dos alunos ao mesmo tempo que desenvolve os conhecimentos teóricos. No "Mecânica Zero" são aplicados os princípios da metodologia ativa combinados ao uso de ferramentas didáticas e modelos físicos qualitativos, que intenta em tornar visível para os alunos a projeção dos conceitos fundamentais da mecânica newtoniana na disciplina "mecânica dos sólidos" pertencente ao ciclo profissional de grande parte dos cursos de engenharia.

Minicurso, Mecânica Newtoniana, Mecânicas dos Sólidos
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