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Artigo


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Estudo de metodologias de ensino visando uma aprendizagem mais significativa em disciplinas de engenharia;

ANT?NIO C?SAR VALADARES DE OLIVEIRA, ANA MARTA SOUZA, ELAINE GOMES ASSIS, ?VERTON NASSAU OLIVEIRA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Os cursos de engenharia são marcados pelos elevados índices de evasão e retenção, as quais são maiores que 50% em algumas matérias. Além disso, há casos frequentes nos quais o estudante é aprovado na disciplina e, entretanto, não obtém uma aprendizagem significativa desta, o que resulta em dificuldades nas disciplinas subsequentes. Esses elevados índices resultam numa perda tanto para o estudante que reprovou quanto para o estado, que gasta mais recursos. Assim sendo, o principal objetivo desse estudo é pesquisar diferentes metodologias de ensino a fim de promover uma aprendizagem mais significativa dos alunos e, consequentemente, reduzir a evasão e retenção no curso. Nesse contexto, as atividades de auxílio estudantil foram desenvolvidas na disciplina de Cálculo I do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia durante os semestres 2016/1 e 2016/2. Foram propostas atividades variadas, como aulas complementares, exercícios de desafio, listas de exercícios específicos, atendimentos individuais, grupos de estudo e competições. O rendimento dos estudantes e a eficiência das atividades foram analisadas. A atratividade que cada atividade exerce nos estudantes foi quantificada pela frequência dos alunos que a realizou. A avaliação da contribuição de cada atividade na aprendizagem do discente foi com base na nota obtida na disciplina. Os resultados possibilitaram identificar as metodologias que melhor atendem ao propósito de ensinar de forma eficaz.

Evasão, retenção, metodologia de ensino, aprendizagem significativa.
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