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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PARADIGMA INOVADOR DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS: UMA PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO NA UFPI.;

Fábio Rocha Barbosa, Walterlins Willames da silva;

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[5] 02.1.  Projeto Pedagógico de Curso

Atualmente, vê-se que a maioria das atividades humanas apresenta demanda crescente por recursos energéticos, por vezes, de fontes primárias escassas, o que formata um cenário de premente desafio aos profissionais de engenharia. A busca por soluções para esta problemática potencializa a necessidade de se conhecer técnicas de eficiência energética, que possam reduzir o impacto destas demandas ao passo que contribuam para o conceito de sustentabilidade. O referido contexto influencia diretamente o paradigma vigente de formação de valores no ensino de engenharia. Este artigo apresenta uma proposta de inserção dos conceitos de Eficiência Energética no projeto pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí - UFPI e analisa seus muitos desdobramentos benéficos em torno da formação de valores de sustentabilidade, tanto no corpo docente, como nos discentes do citado curso. No caso apresentado aqui, dentre os principais aspectos abordados destacam-se: a criação da Comissão Interna de Conservação de Energia - CICE, implantação do Laboratório de Eficiência Energética - LEE, desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão voltados à área, lançamento de editais com remuneração para seleção de bolsistas da CICE, participação em premiações e congressos sobre o tema, além da proposta de reestruturação do currículo do curso com inserção de disciplina específica de Eficiência Energética. Tais ações tem atraído projetos financiados alocados no LEE, rendido premiações à equipe envolvida, promovido aquisições de novos equipamentos e contribuído para qualificar a formação técnica dos componentes do LEE. Estes resultados atestam o quão é positivo este novo paradigma e reconhecer sua importância culmina em propor a modernização do projeto pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica considerando a inserção da componente curricular Eficiência Energética aliada às demais ações já executadas.

Eficiência Energética, Projeto Pedagógico, Engenharia.
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