513
ANÁLISES DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS À DISCIPLINA DE MÁQUINAS TÉRMICAS;
ANA MARTA SOUZA, LUCAS PEREIRA PACHECO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
O presente trabalho apresenta a análise da aplicação de algumas metodologias de ensino/aprendizagem na disciplina de Máquinas Térmicas do Curso de Engenharia Mecânica. Embora a referida disciplina seja umas das mais ansiadas pelos discentes durante todo o curso, o cenário em sala de aula não costuma ser muito diferente das demais disciplinas. Os alunos apresentavam-se, em sua maioria, desmotivados em participar aula. Os estímulos na forma de questionamentos não eram suficientes para fazer a maioria participar e apenas alguns alunos destacavam-se na classe. Na tentativa de resolver ou mesmo minimizar a esse problema, foram realizados alguns experimentos através do desenvolvimento e aplicação de estratégias utilizando princípios das metodologias ativa. As metodologias utilizadas são descritas nesse trabalho, bem como a análise de sua aplicação, incluindo sistemas de avaliação e observações coletadas antes, durante e após a aplicação das atividades. Os resultados foram bastante interessantes e surpreendentes em alguns casos. Foi possível perceber que alguns alunos, porém poucos, ainda apresentam certa resistência às novas atividades. Mas a maioria relatou melhoria no aprendizado, além de ter se divertido durante o processo. Acredita-se que inovação seja a chave para a otimização da qualidade do processo ensino/aprendizagem, no qual docente e discente têm suas responsabilidades, mas o professor é o agente motivador.
Metodologias ativas, Máquinas Térmicas, Ensino/Aprendizagem