Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


51

ANÁLISE DO DESEMPENHO DISCENTE EM RELAÇÃO À SUA ROTINA DE ESTUDO, ÀS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E AO SEU HÁBITO DE LEITURA;

Celso Aparecido de França, Edilson Reis Rodrigues Kato, luis antonio oliveira araujo, Carlos Alberto De Francisco, Osmar Ogashawara, Robson Barcellos;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

A vida acadêmica é uma etapa importante na vida de qualquer indivíduo e deve ser aproveitada na sua plenitude, para isso a parte social, cultural, de lazer e os modos de estudos devem ser motivados. Muitos discentes se decepcionam com o curso por causa do seu desempenho acadêmico, sendo que muitas vezes a causa desse baixo desempenho é a falta de um planejamento de estudo. Desta forma, é esperado que o aluno que tem um modo de estudo consistente tenha melhor desempenho que os demais. O objetivo deste trabalho é levantar o modo de estudo de um grupo de discentes, suas atitudes em salas de aulas, seu relacionamento social e seu hábito de leitura para analisar como isso influencia no seu desempenho. Como metodologia utilizada foi aplicado um questionário em 63 discentes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com esses dados foi constatado que muitos discentes não têm hábitos de estudos adequados e os discentes que têm melhores desempenhos são aqueles que estudam a maioria dos dias e que estudam a matéria dada no dia. Também, é notado que os discentes com melhores desempenhos expõem dúvidas e tem hábitos de leitura como hobby.

Educação em engenharia, Hábitos de leitura, Aprendizagem em engenharia.
Voltar