Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


508

DESENVOLVIMENTO DE UMA TOOLBOX PARA AUXÍLIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E PARCIAIS APLICADAS;

Moisés Dantas dos Santos;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Nas diversas áreas das ciências exatas e engenharias o estudo e a modelagem matemática de fenômenos físicos são de extrema importância. As Equações Diferenciais (EDs) são um instrumento fundamental para tais estudos, já que possuem um grande potencial para aplicações. Entretanto, a complexidade das EDs deve-se ao fato de, frequentemente, exigirem capacidade considerável de abstração, bem como compreensão de uma alta gama de conceitos teóricos por parte dos estudantes, fazendo com que tenham dificuldades para inseri-los no contexto pratico. Por esta razão, as universidades têm presenciado tanto índices crescentes de desmotivação, quanto de repetência das componentes curriculares que englobam as EDs. Outra razão de dificuldade experimentada pelos estudantes reside no fato de que uma solução analítica para uma ED nem sempre é fácil de ser obtida, ou sequer possível, fazendo com que eles tenham necessidade de aprender técnicas numéricas que busquem solucioná-las, pelo menos, aproximadamente. Diante deste cenário, o presente trabalho discute uma ferramenta computacional criada por discentes do curso de Bacharelado em Matemática Computacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que visa dar suporte à aprendizagem das EDs. Sob orientação de um docente mais experiente, a ferramenta foi desenvolvida para ser usada como uma mini Toolbox, dotada de uma interface gráfica bem intuitiva desenvolvida a partir do Editor GUIDE do MATLAB®. A toolbox destaca-se por sua simplicidade de manipulação e clareza de aplicações, assim trazendo melhor qualidade ao aprendizado de EDs em nível elementar.

Toolbox; ensino; Equações Diferenciais; MATLAB.
Voltar