Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


506

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO DE ENSINO PARA REDUZIR A RETENÇÃO NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Etereldes Gonçalves Júnior, Alessandro Mattedi;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[11] 03.3. Acolhimento e nivelamento

Este artigo apresenta o projeto de ensino de nivelamento de matemática básica para estudantes de engenharia ingressantes do 2º semestre do ano letivo do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (CT/UFES). Durante o primeiro semestre foi ofertado um curso de matemática básica com carga horária de 90 horas envolvendo conteúdos essenciais para melhorar o desempenho de estudantes nas disciplinas de matemática dos Cursos de Engenharia. Uma atividade de diagnóstico foi aplicada a esses estudantes para mapear deficiências existentes e assim ações de ensino-aprendizagem foram aplicadas durante o curso para melhorar a eficiência do aprendizado no curso. Os estudantes realizaram avaliações e a presença foi obrigatória, e aqueles que foram aprovados puderam registrar essa carga horária como atividade complementar. Por fim, alguns resultados interessantes de desempenho desses estudantes nas disciplinas de Álgebra Linear e Cálculo I do semestre letivo 2016/2 são apresentados.

retenção, projeto de ensino, nivelamento, Cálculo, evasão
Voltar