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DESENVOLVIMENTO DO PROCEDIMENTO DIDÁTICO PARA DETERMINAÇÃO DA LINHA DE INFLUÊNCIA EM PONTES POR MÉTODO ANALÍTICO, NUMÉRICO E COMPUTACIONAL;
ANDRESSA LENA MOTA PALHANO, EDUARDO C?SAR CORDEIRO LEITE, ELAINE CRISTINA RODRIGUES PONTE;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
O presente estudo, teve como objetivo analisar o desempenho de graduandos da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) na cadeira de Pontes, quando aplicado a metodologia tradicional, exposição de métodos analíticos, em conjunto com a aplicação de métodos numéricos e computacionais na análise da distribuição de cargas em longarinas. O método analítico utilizado é o de Engesser-Courbon, no qual foi desenvolvido em 1940 e utilizado em várias estruturas, o mesmo baseia-se pela premissa de ser aplicado em pontes com estruturas grelhadas. O processo de cálculo consiste na análise de vários casos e foi utilizado como modelo computacional na comparação, o software Robot Structural Analysis, da Autodesk, em que se faz uso do Método dos Elementos Finitos (MEF), o programa foi escolhido devido ser gratuito para estudantes, assim, facilitando o acesso dos alunos ao software. Os resultados obtidos entre os dois métodos, para todas as situações analisadas, foram apresentados em forma de tabelas. Com base nos resultados encontrados, observou-se que os valores dos dois métodos são próximos, em que o método de Courbon preza pela segurança nas longarinas próximas a aplicação das cargas. Em relação ao rendimento dos alunos, foi notório a melhora no desempenho da disciplina em relação aos alunos do semestre anterior, pois eles tiveram uma melhor visualização do problema, conseguindo ter uma melhor interpretação dos resultados obtidos, além disso, conseguiram um maior aprofundamento nos conhecimentos dos métodos numéricos, que ainda são poucos difundidos no meio acadêmico.
Engesser-Courbon, Método dos Elementos Finitos, Longarinas, Transversinas, Distribuição de cargas.