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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMINICIATIVA DE DIFUSÃO DE PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS E JOGOS EDUCACIONAIS;

Tayná Barbosa Rodrigues;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[27] 08.1. Relato de experiências

O projeto tem como objetivo analisar a implementação de uma iniciativa de incentivo ao ingresso de alunos do ensino médio nos cursos de ciências exatas, principalmente Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, através da quebra de um paradigma educacional que leva o ensino de algoritmos e programação computacional a rede pública de ensino no interior do estado do Ceará. O projeto tem como base a criação de jogos e aplicativos, com o uso de plataformas didáticas, como Unity e Game Maker, despertando o interesse de um público que, por vezes, torna-se desinteressado. Ademais, o ensino de lógica e programação computacional permite que alunos não familiarizados com o ambiente da Universidade, conheçam e desfrutem dos equipamentos disponíveis. O projeto se trata de um curso voltado para meninos e meninas, com encontros semanais, aulas teóricas e práticas, facilitando, também, o desempenho escolar, onde os jovens são incentivados a estudarem lógica, matemática e física. Outro ponto importante do projeto é fomentar o ingresso de alunas nos cursos de engenharia, incentivando meninas a cursarem ciências exatas, a fim de reduzir a diferença de gêneros tão acentuada nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. Com características específicas adequadas ao perfil de alunos do ensino médio, esta ação atuou de forma complementar a formação curricular dos alunos na área de ciências exatas e lógica, como forma para despertar, de maneira prática, o interesse das estudantes para o ingresso nos cursos de Engenharia.

Ensino de algoritmos, ensino médio, incentivo, engenharia, programação.
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