Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


493

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMUMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA INTEGRADORA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE DESENHO PARA ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ;

CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, Alexandre Feitosa Silva, ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A disciplina de Desenho para Engenharia (DPE) é ofertada no primeiro ano das Engenharias do Centro de Tecnologia da UFC, juntamente com Cálculo. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI 2015) em conjunto com dados do Ministério da Educação (MEC), no Brasil, em média, mais da metade dos estudantes ingressantes no curso de Engenharia Civil desistem, sendo umas das principais causas apontadas a pouca aplicação prática nos primeiros anos do curso. Para mudar esse cenário, metodologias de ensino inovadoras, apresentam-se como alternativas ao método tradicional, além de possibilitar experimentações práticas no ciclo básico. O GeoGebra é apresentado como artefato tecnológico no ensino aprendizagem e reúne recursos da geometria, álgebra, gráficos, tabelas, probabilidade e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, esta pesquisa busca uma estratégia pedagógica, utilizando a pesquisa ação e procedimentos do estudo de caso com alunos da Engenharia Civil e Computação da UFC de 2016.1 e 2016.2, a partir da execução das práticas de Geometria Descritiva com desenho instrumental e posteriormente com uso do GeoGebra, de forma híbrica e colaborativa. Com representações de objetos 3D em diferentes artefatos, os alunos puderam integrar conhecimentos de Cálculo e Desenho de maneira mais ativa. Sólidos despercebidos no esboço em grafite, foram vistos de diversas formas e em diferentes suportes. Os resultados são apresentados em gráficos, a partir das análises dos questionários feitos com os participantes. Pôde-se perceber a motivação dos discentes, o melhor rendimento acadêmico, combinando os conteúdos e os métodos tradicionais e inovadores com foco no aprendizado

Metodologias de ensino e aprendizagem; Desenho técnico; Tecnologias
Voltar