49
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPOR QUE A NECESSIDADE DE SE INVESTIR NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS CURSOS SUPERIORES DAS ENGENHARIAS?;
JORGE CANDIDO, Gilmar Barreto, JOSE TARCISIO FRANCO DE CAMARGO, Estéfano Vizconde Veraszto;
COBENGE17
[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia
[13] 04.1. Iniciativas de formação
O presente artigo procura discutir as mudanças necessárias para o ensino de engenharia num contexto de acentuadas mudanças tecnológicas. Procura analisar a necessidade de se investir na formação pedagógica e continuada para o exercício do magistério no ensino de engenharia. Por fim, discute-se qual é o papel do docente pesquisador, frente a uma nova realidade de ensino-aprendizagem aos cursos de engenharias, em que ele deixa de ser um pesquisador para tornar-se um motivador dentro do ambiente de ensino, para que o aluno possa desenvolver novas habilidades, dentre elas a capacidade de "aprender a aprender".
Ensino de Engenharia, Ensino-Aprendizagem, Formação Docente.