As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para as Engenharias estabelece o objetivo de desenvolver competências e não apenas conteúdos como era instruídos nas DCNs anteriores. As metodologias ativas são estratégias didáticas que promovem o desenvolvimento dessas competências, motivando os discentes a atuarem como agente ativo na aprendizagem. Várias metodologias ativas foram desenvolvidas entre elas a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), na qual os discentes devem aplicar seus conhecimentos e desenvolver competências para solucionar um problema. Neste artigo foi utilizada a metodologia PBL para projetar e implementar um controlador PD+I fuzzy com o objetivo de melhorar o desempenho de um controlador PID tradicional. Essa metodologia trabalhou as seguintes competências criadas para o curso de Engenharia Elétrica da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) de Aprender, Modelar, Projetar, Comunicar, Pautar e Liderar. Os resultados obtidos foram positivos com os discentes reforçando seus conhecimentos teóricos na solução do projeto do controlador PD+I fuzzy apresentando um melhor desempenho no tempo de subida de subida de resposta do sistema, em média 17.8%. Também foram positivas as competências desenvolvidas na busca da solução do problema sendo que os discentes praticaram diversas atividades, tais como: pesquisas na internet, comunicação dentro dos grupos e entre os grupos, respeito aos companheiros, análise, desenvolvimento de projeto e capacidade de solução.
Metodologias Ativas, PBL, Competências, Ensino Aprendizagem.