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Análise das causas e consequências da evasão no curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal da Bahia campus Vitória da Conquista;
MANOEL MESSIAS COUTINHO MEIRA, LARA DE OLIVEIRA CARVALHO, DEISE DANIELLE NEVES DIAS PIAU, POLYANE ALVES SANTOS;
Há uma grande preocupação por parte dos educadores em relação às elevadas taxas de evasão no ensino superior do Brasil. Os cursos de engenharia, conforme pesquisas executadas nos últimos 10 anos, vêm apresentando altos índices no que diz respeito a desistência universitária. Para que haja a minimização dessa problemática, é preciso avaliar os motivos que estão influenciando diretamente nesse tipo de atitude estudantil, que faz os graduandos optarem pelo abandono do curso em que estão inseridos. Este artigo tem por finalidade analisar os agentes motivadores da evasão e seus efeitos para os discentes do curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Para a realização da pesquisa foram utilizados dados fornecido pelo PET Engenharias da faculdade avaliada, além disso, houve a coleta de dados a partir de um questionário que serviu de base para a conclusão dos resultados. Há uma grande importância em fazer estudos nessa área, pois existe a necessidade de se investigar as principais causas que incentivam os alunos a evadirem, e também para buscar soluções que consigam combater esse problema complexo nas Instituições do Ensino Superior (IES) em geral. Através dessa análise será possível identificar o perfil dos estudantes evadidos, assim como conhecer as consequências na vida pessoal e profissional desses indivíduos. Com base nos dados obtidos durante a investigação, propõem-se algumas ações para a diminuição dos índices de evasão.
Engenharia Ambiental, Evasão, IFBA, Vitória da Conquista