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ANÁLISE DE MÉTODOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA DE PROCESSOS POR ESTUDANTES DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS;

Suéllen Silva, Marcos Rúberson Peixoto de Sousa, Yanne Katiussy Pereira Gurgel Aum, Nazareno de Pina Braga;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

A prática e, portanto, o ensino da engenharia está em constante evolução, tornando-se necessária a avaliação da eficácia do processo ensino-aprendizagem quanto às competências desenvolvidas pelos estudantes do curso. Atualmente, predominam métodos convencionais de ensino, baseados em transmissão/recepção, que tendem a reduzir a motivação dos alunos que, como participantes passivos das aulas, limitam-se à memorização e solução automatizada de exercícios, com potencial reduzido de compreensão de problemas mais complexos. O presente estudo foi orientado por uma metodologia de avaliação, a partir de análise quantitativa e qualitativa do desempenho de estudantes nas respostas às situações-problema previamente selecionadas, de modo a apontar: a capacidade de reflexão, tomada de decisões e exploração de conceitos. O objetivo do presente trabalho foi a obtenção de dados quanto aos conhecimentos e habilidades de estudantes de um curso de operações unitárias envolvendo transferência de calor, por meio de análise da resolução de problemas do cotidiano do engenheiro de processos. Os principais resultados apontaram para, apesar de bom desempenho do ponto de vista objetivo na solução de problemas, a baixa capacidade de desenvolvimento de diferentes meios de solução diante dos mesmos, o que indica limitações no processo atual de ensino-aprendizagem quanto à formação de profissionais, no dado contexto de atuação em engenharia, mais dinâmicos e criativos.

Métodos de soluções, operações unitárias, ensino de engenharia, transferência de calor
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