Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


474

ANÁLISE DE UM TESTE CONCEITUAL DE MECÂNICA VOLTADO PARA ALUNOS DE UM CURSO DE NIVELAMENTO DE APRENDIZAGEM NAS ENGENHARIAS;

Mayara Gonçalves Costa, Marcos Lopes de Sousa Brito, ALEXANDRE GUIMARÃES RODRIGUES, José Benício da Cruz Costa;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

Neste trabalho, fazemos a apresentação de um instrumento de coleta de dados utilizado na modalidade pré-teste/pós-teste no curso de nivelamento de Física Elementar do Programa de Cursos de Nivelamento de Aprendizagem em Ciências Básicas das Engenharias (PCNA) na Universidade Federal do Pará. O objetivo deste trabalho é, por meio do pré-teste, identificar o nível de entendimento sobre os principais conceitos de mecânica newtoniana e, através do pós-teste, avaliar a eficiência do curso em combater as concepções intuitivas reveladas no pré-teste. O instrumento de coleta de dados é composto majoritariamente por questões utilizadas em questionários validados em pesquisas nacionais e internacionais. Os resultados revelaram que houve evolução de 30% no índice de acerto do pós-teste em relação ao pré. Entretanto, a análise do pós-teste revelou inconsistências diversas no entendimento do alunado, como dificuldades com questões envolvendo gráficos, o que provavelmente também está relacionado à falta de um entendimento mais profundo dos conceitos cinemáticos. Tais inconsistências trazem dificuldades para o entendimento da mecânica newtoniana no contexto da dinâmica. O mapeamento das dificuldades de entendimento conceitual é importante para que o docente busque novas práticas e combine diversos recursos metodológicos a fim de provocar conflitos cognitivos com vista a promover ao aluno uma visão newtoniana consistente para apreender os fundamentos da mecânica.

Concepções intuitivas; Entendimento Conceitual; Questionário; Mecânica.
Voltar