Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


473

CLOZE (RESPOSTA EMBUTIDA): UTILIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÃO ONLINE NO AVA MOODLE APLICADA AO ENSINO DE ENGENHARIA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA;

Marcelo de Castro Takeda, Cali Laguna Achon, Jorge Akutsu, MARIA ANGELICA DO CARMO ZANOTTO, Priscila Cristina Fiocco Bianchi, Itamar Aparecido Lorenzon;

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[26] 07.3. Avaliação

O objetivo deste trabalho é apresentar o tipo de questão Cloze, associada ao recurso questionário, do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. A discussão é baseada na experiência de mais de cinco anos de aplicação da ferramenta em cursos de ensino de engenharia civil presencial e engenharia ambiental a distância da UFSCar. As principais conclusões acerca da experiência acumulada na aplicação são: o tipo de questão cloze tem flexibilidade para elaboração de questões de múltipla escolha, respostas curtas e numéricas, inclusive aninhadas em tabelas que simulam planilhas de cálculo. Este tipo de questão, associado às outras funcionalidades do questionário permite produzir avaliações online que atendem diversos problemas na área de engenharia. O questionário permite a elaboração de atividades online com correção automática, o que garante economia de tempo ao docente e resposta imediata ao aluno, que pode rever seus erros e melhorar o aprendizado.

Cloze, Avaliação Online, Ensino de Engenharia, Moodle, EaD
Voltar