Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


470

CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONHECER PARA GOSTAR E APRENDER, UMA PROPOSTA DE AÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA;

Carla Eliana Todero Ritter, Gabriel Abreu Mussato, LUIZ HENRIQUE DIAS CORREA, Charles Rui;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[27] 08.1. Relato de experiências

: Este artigo apresenta o relato de uma parceria exitosa entre instituição de ensino superior (IES) e escolas de educação básica na área das Ciências da Natureza. Por meio do Projeto Ciências da Natureza: conhecer para gostar e aprender, estruturado em oficinas, minicursos e elaboração de projeto científico, os estudantes reconheceram a aplicabilidade de conceitos até então teórico e investigaram a resolução de um problema real. A iniciativa foi novidade para 93% dos estudantes, pois a totalidade dos projetos onde as escolas estão inseridas tem como o tema relacionado ao esporte e ao lazer. A identificação e resolução de um problema foram realizadas pela estratégia da resolução de problemas, com metodologia ativa de participação e pesquisa. Durante as oficinas, os estudantes foram instigados a propor soluções e ensaiar experimentalmente cada proposta. A validade do projeto foi avaliada pelos participantes que elencaram o interesse pela área, a possibilidade de auxiliar outras pessoas e a escolha de uma profissão como os principais motivos para a participação. Na mesma avaliação, citaram a diferença metodológica executada nas escolas e no Projeto, destacando que o aprendizado, a cooperação e os recursos materiais são maiores no Projeto da IES.

Educação Básica, Projeto, Ciência da Natureza, Iniciação Científica
Voltar