Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4686

EXPLORANDO O POTENCIAL DO ARDUINO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E BIOMÉDICA;

Kaio Edson Magno Martins, Lucas Borges Maia, Lucas Maxwel Fernandes Sales Medeiros, Arthur Gutemberg Hora de Miranda, Elen Priscila de Souza Lobato, WELLINGTON DA SILVA FONSECA;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

Esse trabalho tem por objetivo verificar o potencial que o microcontrolador Arduino possui como ferramenta didática para cursos de engenharia, com o intuito de reduzir a evasão de estudantes em cursos dessa área. Para isso, um questionário foi aplicado para estudantes dos cursos de engenharia elétrica e biomédica da Universidade Federal do Pará, objetivando coletar as dificuldades que esses estudantes apresentaram, os seus níveis de conhecimento sobre Arduino, e saber o grau de relevância dessa ferramenta para os estudantes. Após o emprego do questionário, foi possível verificar que o Arduino possui grande relevância nesse contexto educacional e pode ser uma importante ferramenta para ser utilizado para mitigar a evasão de estudantes de engenharia, consequentemente, corroborando para superar esse desafio de longa data que é a evasão em cursos de engenharia.

Evasão, engenharia, arduino, graduação, tinkercad
Voltar