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APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E AS ENGENHARIAS: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL;
Iris Caroline dos Santos Rodrigues, WELLINGTON DA SILVA FONSECA, Aleqssandro Alexandre de Oliveira Farias, Kaylane de Sousa Silva;
O pensamento computacional é uma habilidade essencial para desenvolver o senso crítico e o raciocínio dos seres humanos. Ao introduzir essa habilidade nas salas de aula, é possível oferecer uma abordagem mais contextualizada e aplicada, especialmente nas áreas de exatas e Engenharias. Começar a ensinar o pensamento computacional desde o Ensino Fundamental proporciona aos alunos uma maior exposição a diversos conhecimentos, o que pode influenciar suas escolhas futuras de cursos universitários. Além disso, a incorporação de tecnologias no ensino e a adoção de novas abordagens educacionais são componentes essenciais da educação voltada para a sociedade do século XXI. A atividade proposta para os alunos do 8º ano possibilitou um acompanhamento do desenvolvimento cognitivo dos estudantes. A abordagem lúdica e simples permitiu introduzir conceitos fundamentais para o raciocínio humano, como a lógica na resolução de problemas. Essa atividade serviu como uma forma de despertar o interesse dos alunos e oferecer-lhes noções essenciais para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas.
Pensamento computacional, educação, engenharia