4681
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROBEM NO ENSINO DE ROBÓTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS;
ANA J?LIA MEDEIROS PESSOA;
COBENGE23
[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia
[316] 07.Extensão na Educação em engenharia
Este artigo apresenta os resultados dos 7 anos de atividades do projeto de extensão PROBEM, que utiliza a construção de shields como ferramenta de ensino para os conceitos de robótica. Além disso, é destacada a aplicação de um formulário aos egressos do projeto, como método de avaliação do impacto na formação acadêmica e profissional dos participantes. Os resultados obtidos por meio dos depoimentos e gráficos de resposta comprovam o impacto significativo do projeto nessa formação. A utilização da robótica educacional no projeto promoveu um aprendizado dinâmico e estimulante, fomentando a criatividade e a troca de conhecimento entre os alunos e professores envolvidos. O PROBEM projeta-se como uma oportunidade para os alunos participarem de atividades de extensão, desenvolverem habilidades técnicas e construírem o conhecimento por meio da prática. Em suma, o PROBEM contribuiu significativamente para a formação dos participantes e egressos, aprimorando a qualidade do ensino na área.
robótica educacional, atividades de extensão, PCB, shields, engenharia elétrica