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FORMAÇÃO DE GRUPOS OPERATIVOS EM ATIVIDADE PRÁTICA DE LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE;

Andréa Cantarelli Morales, Gabriela Martins da Costa;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

Este trabalho tem como objetivo principal identificar como a formação dos grupos com relação ao conhecimento prévio e à afinidade contribuem, ou não, para o processo significativo de aprendizagem, considerando atividades práticas em laboratório de eletricidade. Assim foram considerados alguns referencias teóricos específicos, como a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1980), usando como base principal para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e como o conhecimento deste pode auxiliar no processo de aprendizagem. Para relacionar as questões de formação dos grupos, assim como a afinidade e colaboração entre os integrantes dos grupos foi utilizada a teoria dos grupos operativos de Pichon-Rivière (2009). Este pesquisa evidenciou que os grupos formados por homogeneidade em relação ao conhecimento prévio houve maior cooperação e colaboração no objetivo final que era a aprendizagem. Porém dos grupos heterogêneos com relação ao conhecimento prévio, somente 2 houve colaboração, os outros cinco grupos desenvolveram as atividades sem cooperação. Desse modo foi possível identificar fatores relacionados à motivação, afiliação, telê-negativa e telê-positiva.

Atividades em grupo, Aprendizagem significativa, Grupos operativos, Relações interpessoais.
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