Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4675

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA LD EM ARTEFATOS DE CONCRETO - UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO;

GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos Santos, Joao Gabriel Dos Santos Dias Moura Matos, ANDRE LUCAS RODRIGUES, Mykaella Ramos Daniel da Silva, Italo Pinto Rodrigues, Ana Claudia de Almeida Cardinot, Samantha Grisol da Cruz Nobre, Joice Andrade de Araújo, Erika Fraga Rodrigues;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem vem passando por grandes transformações. O último grande salto foi acompanhado durante a Pandemia do Covid-19, na qual as ferramentas de tecnologia da informação foram pervasivamente adotadas neste processo. À medida que esse fato se revela, a Internet pode ser aliada e inimiga. Aliada devido às possiblidades que pesquisa, aprofundamento, desenvolvimento de habilidades. E inimiga, uma vez que, esta notória ferramenta acaba, por vezes, concorrendo com o processo de ensino-aprendizagem. Essa questão movimenta professores a buscar novas maneiras de conduzir o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os estudantes sejam protagonistas do processo. Notadamente, as metodologias ativas permitem que os estudantes sejam o centro do processo. Sendo assim, este artigo apresenta a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PjBL) adotada pelo ciclo básico de Engenharia do Centro Universitário Volta Redonda (UniFOA) e ilustra esta aplicação com o resultado de um projeto. O projeto em questão trata-se da busca por soluções para eliminar o problema da estocagem de agregado siderúrgico. Como resultado percebe-se o engajamento dos estudantes frente à resolução de problemas do mundo real utilizando ferramentas de engenharia aprendidas durante as aulas.

ABP, Engenharia, Agregado Siderúrgico, Siderurgia
Voltar