Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4672

DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO USO DE PLATAFORMAS COMPUTACIONAIS ON-LINE COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NO ENSINO DE ENGENHARIA;

Djalma Demasi, Rafael Silva Alves;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

A pandemia de COVID-19 provocou um aumento significativo do uso das tecnologias digitais da informação. As novas tecnologias têm proporcionado muitas alterações na sociedade e na educação, e seu uso correto fortalece o processo de aprendizagem. A sala de aula tradicional se tornou pouco atraente. A utilização de plataformas on-line permite maior engajamento. Este trabalho tem como objetivo explorar as potencialidades e dificuldades do uso de plataformas computacionais em problemas do ciclo profissional de engenharia. A metodologia se baseou em pesquisa bibliográfica a respeito do tema, buscando estudar os diferentes tipos de aplicações e os problemas relatados. As plataformas escolhidas foram Wolfram Alpha e Scilab on Cloud por trabalharem com computação simbólica e numérica, respectivamente. Dois problemas foram selecionados e revisitados. As práticas propostas se mostraram compatíveis e viáveis, porém, houve a necessidade de uma curva de aprendizado.

Plataformas computacionais; Tecnologia na educação; matemática simbólica
Voltar